quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Respirar




"Tenho várias cicatrizes, mas estou viva. 
Abram a janela. Desabotoem minha blusa. Eu quero respirar" 

Pagu


quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Pan tumaca a la Clau


Num desses dias de conversa via skype com o meu irmão Marcos, eu no Brasil e ele na Espanha, desandamos a falar de comida. 

O assunto surgiu, acho, quando comentei que meu dia não começa direito se fico sem café com leite e pão na chapa. Aí veio a curiosidade de saber qual é o café da manhã dos espanhóis. O Marcos disse que é o pan tumaca, uma receita catalã, super saudável, feita de pão fatiado assado com tomate e azeite por cima. 

Não sei se foi bem assim que ele descreveu a iguaria, mas fiquei com água na boca. Depois da conversa, resolvi procurar a "cara" do pan tumaca na internet, mas nem me dei ao trabalho de copiar uma receita. É simples demais, não tem erro. A descrição sucinta do meu irmão e a foto que encontrei já são suficientes - pensei.

Quando ele veio ao Brasil visitar a família, decidi fazer pan tumaca para ele. E, com toda a certeza do mundo, lá fui eu comprar os ingredientes e preparar a especiaria...

Ingredientes
  • pão tipo banette, do Olivier Anquier (no Pão de Açucar tem. Mas pode ser pão italiano ou outro tipo que seja crocante por fora e massudo por dentro)
  • tomates italianos
  • um pouquinho de sal 
  • azeite português (pode ser outro, mas tem que ser bom)


     
    Modo de fazer
    1. Corte o pão em rodelas de mais ou menos um centímetro e meio e reserve. 
    2. Numa tigela, rale o tomate com casca e tudo, adicione um pouco de sal e misture. 
    3. Espalhe um garfo cheio do tomate em cada fatia de pão. Se sobrar caldinho de tomate na tijela, distribua-o sobre os pães. 
    4. Em seguida, despeje azeite sobre cada fatia e leve os pães ao forno médio. 
    1 e 2: pão cortadinho e tomate ralado, temperado com um pouco de sal.
    3: preparação do pan tumaca
    4: pan tumaca preparado, regado de azeite e prontinho para ir ao forno
     


    O pan tumaca estará pronto quando os pães estiverem crocantes por fora, mas ainda macios e molhadinhos por dentro e quando os tomates estiverem um pouco assadinhos. 

    Depois de pronto, despeje mais um pouco de azeite sobre as fatias - sem encharcar o pão, mas também sem economizar, senão fica sem graça - e sirva quente.

    Fotos tiradas durante uma noite gelada de inverno... ^_^

    Fiz o pan tumaca durante um jantarzinho em casa, com frisante bem gelado, pois estava calor. Todos gostaram e pediram a receita, que comecei a passar, toda convencida. Mas, no meio da explição, o Marcos me interrompeu e disse que a receita catalã era diferente. Só o pão que vai ao forno. O tomate é colocado depois, frio mesmo. 

    Esse Pan tumaca "inventado" meio que sem querer é diferente do original, que tive a oportunidade de provar depois e que também é muito bom. Os ingredientes estrangeiros, os mal-entendidos e alguma imaginação podem resultar em misturas inesperadas e em boas surpresas. Para quem quiser se aventurar e experimentar essa receita simples e meio abrasileirada, bon profit!